NO AR AGORA
E-mail
Ligue-nos
NOTÍCIAS

A história e evolução da música eletrônica (e seus subgêneros)

Depois de sofrer uma queda financeira em 2020 devido à pandemia de Covid-19, a indústria global de música eletrônica parece estar revivendo após o retorno das apresentações ao vivo. Em 2021, o valor da indústria chegou a US$ 6 bilhões, com músicos de EDM na lista dos criadores mais requisitados. Este guia é dedicado à história da música eletrônica, suas características definidoras e os artistas mais significativos de um dos mais amplos e diversos gêneros musicais.

 

Características da música eletrônica

A música eletrônica pode ser caracterizada como um gênero de música que é criado e produzido usando instrumentos eletrônicos e eletromecânicos, vários instrumentos digitais ou a chamada tecnologia musical baseada em circuitos. Instrumentos de música eletrônica incluem um oscilador eletrônico, theremin ou um sintetizador, enquanto a engrenagem eletromecânica engloba o órgão Hammond, piano eletrônico ou guitarra eletrônica.

De modo geral, a música eletrônica pode ser feita a partir de uma extensa variedade de recursos sonoros, desde osciladores eletrônicos básicos até diversas instalações e softwares complexos de computadores, até microprocessadores. Esses sons são gravados e editados em fita e depois transformados em uma forma permanente que é reproduzida usando alto-falantes, sozinhos ou em combinação com instrumentos musicais comuns.

 

A história da música eletrônica

 

Final do século XIX e início do século XX

Embora alguns afirmem que o primeiro instrumento musical elétrico, Dioniso Dourado, foi possivelmente desenvolvido em 1748, marcando o nascimento da música eletrônica, o gênero provavelmente se originou, em sentido amplo, na virada dos séculos XIX e XX. Naquela época, a eletrônica emergente permitia a experimentação com sons e, posteriormente, com dispositivos eletrônicos. Como resultado, vários instrumentos eletrônicos foram desenvolvidos, incluindo o Telharmonium (um órgão elétrico desenvolvido em 1896), e mais tarde, nas décadas de 1920 e 1930, o órgão Hammond (um órgão eletrônico), Ondes Martenot (um dispositivo eletrônico antigo tocado com teclados ou um anel ao longo de um fio), Trautonium (um dos primeiros sintetizadores eletrônicos) ou o Theremin (uma invenção eletrônica desenvolvida em 1930).

Essas primeiras inovações foram usadas pela primeira vez para demonstrações e apresentações públicas, pois geralmente eram muito complexas, impraticáveis ??e incapazes de criar um som de qualquer magnitude e profundidade. Mais tarde, com a invenção dos tubos de vácuo, instrumentos menores, amplificados e mais práticos puderam ser desenvolvidos e foram gradualmente apresentados em composições recém-escritas.

Um ponto de virada para a indústria da música em geral foi a invenção do fonógrafo (mais tarde conhecido como gramofone) por, independentemente, Thomas Alva Edison e Emile Berliner por volta das décadas de 1870/1880. Os fonógrafos foram os primeiros meios de gravação e reprodução de arquivos de áudio (os sons podiam ser capturados e salvos para uso futuro) e marcaram o início da indústria fonográfica que conhecemos hoje.

Comentários